Você sabia que o cabelo diz muito sobre você?

Tempo de leitura: 2 minutos

Resultado de imagem para cabelo

Você sabia que o cabelo diz muito sobre você?

Como já comentamos anteriormente no blog, o cabelo é um elemento vivo e participa de várias mudanças que ocorrem no corpo.
Há muito tempo os forenses conhecem a fonte de informação que contém e armazena o cabelo. De fato, grandes crimes da história foram desentrañados por mudanças detectadas no cabelo.
Típico é o envenenamento longo e vagaroso do mercúrio o diagnóstico de envenenamento por arsênico proveniente de uma intoxicação aguda, como relatam já os escritos de Tito Lívio e Tácito. Estes apontam o arsênico como veneno fundamental na Roma Republicana, onde foi usado como arma política, e comentam os resultados possíveis alterações morfológicas do cabelo. Outro caso famoso e ainda em discussão é a morte por arsênico de Napoleão.

Resultado de imagem para cabelo

A análise do cabelo permite saber dados tão relevantes como o que se comeu e/ bebido, os tóxicos a que se esteve exposto, até mesmo tóxicos inalados, aplicados sobre a pele, etc.
Pesquisas recentes indicam que o cabelo poderia até mesmo ser um elemento de diagnóstico para doenças futuras  e remedio para queda, como artrose, psicopatologías e até mesmo certos tipos de câncer.
O cabelo é capaz de armazenar informação toxicológica entre seis meses e um ano, no ser vivo, e até mais tempo (em caso de morte por ingestão, contato, inalação, absorção de determinado veneno tóxico).

Como funciona este processo?
Sabemos que um adulto tem cerca de 100.000 cabelos na cabeça, dos quais 10% se encontra na fase telógena de transição e de 90% na fase anágena de crescimento. Esta última etapa precisa de um grande aporte de sangue (nutrientes, oxigênio, etc). E tudo o que comemos, respiramos, aplicamos na pele, pode chegar ao cabelo através do sangue.

Imagem relacionada

Ao chegar à matriz do cabelo, integra-se nele. Uma vez que o cabelo começa a crescer em direção ao exterior, endurece e fixa os elementos concentrados que lhe chegaram através do sangue, incluindo os elementos tóxicos.

O cabelo não só acumula e fixa certos metais e minerais provenientes da dieta, mas que também é capaz de fixar e guardar a informação sobre o consumo de drogas como a cocaína. Pode também ser utilizado para monitorar outras substâncias no organismo, como inseticidas, herbicidas, aditivos de comida, agentes cancerígenos, tóxicos ambientais e substâncias terapêuticas.

O cabelo, de bobo, não tem nada. É como um livro aberto, capaz de explicar muitas coisas de nossa vida, de que talvez possamos imaginar… Veja mais: hair loss blocker anvisa

 

Sobre admin

Esta área é reservada para a biografia do autor e deve ser inserida para cada autor a partir da seção Informações biográficas, no painel administrativo. Caso deseje incluir links para as redes sociais de cada autor do site, recomendamos que instale o plugin WordPress SEO. Após instalado, o plugin criará os respectivos campos para links das principais redes sociais (Facebook, Google Plus e Twitter). Após preenchidos os campos, os links de cada rede aparecerão automaticamente aqui.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *