Perda De Cabelo E Qualidade De Vida

Tempo de leitura: 3 minutos

Imagem relacionada

Perda De Cabelo E Qualidade De Vida

A qualidade de vida é um conceito utilizado para medir o estado de satisfação geral de uma pessoa com a sua vida. É muito difícil de medir, já que é algo absolutamente subjetivo, mas para que tenha valores positivos devem também ser positivos alguns fatores como desafogo económico, baixos níveis de stress, boa saúde, ocupações gratificantes (um trabalho que nos faça felizes passatempos que adoremos) relações sociais satisfatórias, aceitação da própria imagem, etc.

Algumas mudanças em nossa vida podem afetar quanto a este último fator, restando satisfação e reduzir a pontuação para a qualidade de vida. A perda de cabelo e o seu impacto sobre a nossa psicologia é um bom exemplo de fator desestabilizador que pode diminuir a qualidade de vida.
Um estudo realizado por médicos Williamson e Silva em hospital Universitário do país de Gales, a pessoas que sofreram a perda de cabelo, traz dados interessantes a respeito. Segundo o estudo, 90% dessas pessoas tinham a mesma percepção sobre a qualidade de vida que os pacientes que tinham sofrido um problema como a psoríase severa, uma doença inflamatória crônica da pele.

Imagem relacionada

Como pode ser tão devastadora esta percepção?
Já falamos em anteriores posts que com a alopecia não só se perde o cabelo, também a auto-estima. O problema excede o capilar e torna-se psicológico: a percepção da perda de cabelo acelerada pode chegar a prejudicar as relações sociais e a qualidade de vida dos afetados.
A alopecia pode ter conseqüências importantes em suas vidas e um impacto emocional considerável. A rapidez da queda do cabelo e da impotência que isso gera pode chegar a afetar significativamente a auto-estima individual. Aumento da timidez, perda de auto-estima e confiança são as respostas mais comuns para a queda de cabelos, que costuma afetar mais as mulheres.
A confiança em nós mesmos é o motor que impulsiona a nossa vida em sociedade. Se está afetada, vai custar nos relacionarmos com os outros. Não seremos capazes de nos mostrar como realmente somos, e situações que antes nos desestresaban e relajaban, como festas conversas com colegas de trabalho, passaram pouco a pouco a tornar-se em desafios que nos custará superar.

Cito como exemplo representativo o caso de um paciente de 24 anos que começou a perder o cabelo. Esta pessoa me contou o quanto você sofria ao ir a um bar com seus amigos da universidade, já que eu notava que ele era o mais velho -por sua calvície – e que se sentiu fora de lugar. Este paciente antes saía de maneira mecânica, sem pensar, só para desfrutar de seus amigos. Agora, notava-se que esse ato de prazer havia se transformado em uma guerra consigo mesmo, em algo que se sentia inseguro, em um ato totalmente desprovido de prazer.

Imagem relacionada

Em suma, é importante ter em conta que o cabelo tem um ciclo natural, que pode ser afetado por fatores externos. Estes fatores externos, como o estresse, também podem alterar-se com o ciclo capilar. Agir sobre a queda do cabelo e melhorar a percepção de nossa imagem, com o uso de Hairloss Blocker, que vai melhorando nossa auto-estima e qualidade de vida.

Em nosso próximo artigo falaremos sobre o mau hálito, não deixe de olhar! Como Eliminar O Mau Hálito.

 

Sobre admin

Esta área é reservada para a biografia do autor e deve ser inserida para cada autor a partir da seção Informações biográficas, no painel administrativo. Caso deseje incluir links para as redes sociais de cada autor do site, recomendamos que instale o plugin WordPress SEO. Após instalado, o plugin criará os respectivos campos para links das principais redes sociais (Facebook, Google Plus e Twitter). Após preenchidos os campos, os links de cada rede aparecerão automaticamente aqui.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *